domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - Texto Pausa

 Público alvo: 9º ano.

Objetivo: que o aluno através da tipologia narrativa, reconheça a estrutura do gênero conto, além de explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.

Conteúdos: elementos da narrativa, leitura de contos.

Competências e habilidades: inferir e reconhecer elementos da narrativa em situações comparativas, analisar características do conto e desenvolver competência leitora.

Estratégias: análise e comparação do conto em diferentes mídias, intervindo por meio das estratégias de leitura.
Conhecimento prévio e hipóteses:
1.    Você conhece um conto?
2.    Por que será que o texto chama Pausa?
3.    Qual é o significado da palavra Pausa no dicionário e para você? Quando você gostaria de dar uma pausa?
4.    Como você imagina o enredo dessa história, levando em consideração o título?
5.    Descreva como podem ser os personagens.
6.    Como você imagina o local que acontecem os fatos?

Comparações e localizações de informações – Imagens retiradas na internet com o tema pausa. E produções de inferências globais e locais:
1.    A história é a mesma do conto escrito?
2.    Se tivessem três minutos para contar esse conto, como faria?
3.    Quem fez as imagens?
4.    Onde foram divulgadas?
5.    O que desejam passar ao leitor?
6.    No que se assemelham ao texto Pausa?

Recuperação do contexto de produção e definição das finalidades da leitura:
1.    Quem será o leitor desse texto?
2.    Qual a intenção? (ler para estudar, trabalhar, entreter-se, buscar informação, atualizar, orientar-se).

Trecho do filme a Vida é Bela – Trabalho com ética, valores e costumes.
1.    O que o filme tem em comum com o texto: Pausa?
2.    Como as personagens de ambos os gêneros fogem da realidade?
3.    Existe algum momento no filme que como no conto sugere uma mudança?
4.    A mudança acontece somente no cenário ou, também, no plano textual?
5.    Porque a personagem principal usa a mentira como aliada para dar sua Pausa?
6.    Você concorda com a atitude da personagem?
7.    Em relação aos personagens do filme, qual a atitude que tomam, frente à rotina de suas vidas? Você agiria do mesmo modo?

Recursos: Texto Pausa, caderno do professor, internet e vídeo.

Avaliação: Leitura e análise de contos, com base na teoria de Roxane Rojo.


Liliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário