Público alvo:
9º ano.
Objetivo:
que o aluno através da tipologia narrativa, reconheça a estrutura do gênero
conto, além de explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.
Conteúdos:
elementos da narrativa, leitura de contos.
Competências e habilidades: inferir e reconhecer elementos da narrativa em
situações comparativas, analisar características do conto e desenvolver
competência leitora.
Estratégias:
análise e comparação do conto em diferentes mídias, intervindo por meio das
estratégias de leitura.
Conhecimento prévio e hipóteses:
1. Você conhece um conto?
2. Por que será que o texto chama Pausa?
3. Qual é o significado da palavra Pausa no dicionário e para você? Quando você gostaria de dar uma pausa?
4. Como você imagina o enredo dessa história, levando em consideração o título?
5. Descreva como podem ser os personagens.
6. Como você imagina o local que acontecem os fatos?
Comparações e localizações de informações – Imagens retiradas na internet com o tema pausa. E produções de inferências globais e locais:
1. A história é a mesma do conto escrito?
2. Se tivessem três minutos para contar esse conto, como faria?
3. Quem fez as imagens?
4. Onde foram divulgadas?
5. O que desejam passar ao leitor?
6. No que se assemelham ao texto Pausa?
Recuperação do contexto de produção e definição das finalidades da leitura:
1. Quem será o leitor desse texto?
2. Qual a intenção? (ler para estudar, trabalhar, entreter-se, buscar informação, atualizar, orientar-se).
Trecho do filme a Vida é Bela – Trabalho com ética, valores e costumes.
1. O que o filme tem em comum com o texto: Pausa?
2. Como as personagens de ambos os gêneros fogem da realidade?
3. Existe algum momento no filme que como no conto sugere uma mudança?
4. A mudança acontece somente no cenário ou, também, no plano textual?
5. Porque a personagem principal usa a mentira como aliada para dar sua Pausa?
6. Você concorda com a atitude da personagem?
7. Em relação aos personagens do filme, qual a atitude que tomam, frente à rotina de suas vidas? Você agiria do mesmo modo?
Conhecimento prévio e hipóteses:
1. Você conhece um conto?
2. Por que será que o texto chama Pausa?
3. Qual é o significado da palavra Pausa no dicionário e para você? Quando você gostaria de dar uma pausa?
4. Como você imagina o enredo dessa história, levando em consideração o título?
5. Descreva como podem ser os personagens.
6. Como você imagina o local que acontecem os fatos?
Comparações e localizações de informações – Imagens retiradas na internet com o tema pausa. E produções de inferências globais e locais:
1. A história é a mesma do conto escrito?
2. Se tivessem três minutos para contar esse conto, como faria?
3. Quem fez as imagens?
4. Onde foram divulgadas?
5. O que desejam passar ao leitor?
6. No que se assemelham ao texto Pausa?
Recuperação do contexto de produção e definição das finalidades da leitura:
1. Quem será o leitor desse texto?
2. Qual a intenção? (ler para estudar, trabalhar, entreter-se, buscar informação, atualizar, orientar-se).
Trecho do filme a Vida é Bela – Trabalho com ética, valores e costumes.
1. O que o filme tem em comum com o texto: Pausa?
2. Como as personagens de ambos os gêneros fogem da realidade?
3. Existe algum momento no filme que como no conto sugere uma mudança?
4. A mudança acontece somente no cenário ou, também, no plano textual?
5. Porque a personagem principal usa a mentira como aliada para dar sua Pausa?
6. Você concorda com a atitude da personagem?
7. Em relação aos personagens do filme, qual a atitude que tomam, frente à rotina de suas vidas? Você agiria do mesmo modo?
Recursos:
Texto Pausa, caderno do professor, internet e vídeo.
Avaliação:
Leitura e análise de contos, com base na teoria de Roxane Rojo.
Liliane
Nenhum comentário:
Postar um comentário