domingo, 16 de junho de 2013


Esta é a minha situação de aprendizagem:

Texto: Avestruz – Mário Prata.

Tempo previsto: 4 aulas,7 ano (6ª série)

Conteúdo temático: Crônica.

Competências e Habilidades: Ler, interpretar, entender e reconhecer o gênero literário e marcas do diálogo (discurso direto, indireto e indireto livre).

Objetivo: Levar o aluno a ler com fluidez e desinibição.

Estratégia: Antes de iniciar a leitura do texto proposto, fazer uma breve exposição sobre crônica. Como por exemplo: O que é crônica? Quando surgiu? A quem se direciona? Qual é o público-alvo? Onde circula? (veículo), Qual é intenção de uma crônica? Após o exposto, leitura silenciosa, em seguida leitura interativa do texto com a participação dos alunos, por fim a leitura do professor, pois a maioria dos alunos não respeita a pontuação. Feita a leitura, listar todas as palavras desconhecidas, discussão oral do assunto abordado. Releitura do texto com a substituição das palavras desconhecidas, por outros sinônimos mais próximo do aluno.

Recursos: Texto: Avestruz, dicionário de Língua Portuguesa, livro extraclasse e internet.

Avaliação: compreensão do texto com perguntas e respostas objetivas (oral e por escrito).


Floripes Augusto da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário